Deputado destaca regras da Fifa contra racismo no futebol

O parlamentar deseja que a exigência se estenda para outros esportes

ter, 04/06/2013 - 17:31
Jarbas Araújo/Assessoria da Alepe Ossessio citou a rigorosidade da punição Jarbas Araújo/Assessoria da Alepe

A decisão tomada pela a Fifa que determina a expulsão dos times das competições se os seus jogadores, membros da comissão técnica e da diretoria ou torcedores forem considerados culpados de racismo ou discriminação, foi abordada pelo deputado estadual Ossessio Silva (PRB-PE). O parlamentar subiu à Tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nessa segunda-feira (3), e comentou a proposta.

Para Ossessio as medidas são mais severas no combate ao racismo no futebol. “As novas regras são mais rigorosas e os casos de preconceito podem ser punidos com sanções que variam de advertências e multas para o clube, até disputas de partidas com portões fechados”, citou.

Além de descrever a rigorosidade da punição e se mostrar feliz com a decisão da entidade, o deputado fez um apelo à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), para que continue o trabalho, não se restringindo a eventos grandes. Silva ressaltou ainda que a atitude deve se estender para os campeonatos de outros esportes. 

A ação antirracismo da Fifa deseja que uma pessoa seja destacada nos estádios com a função específica de identificar os atos de discriminação. Outra solicitação da entidade e  que os países e clubes de todo o mundo ofereçam um "plano de ação concreto" para combater o problema e implementar sanções "de forma harmonizada".

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores