Eduardo da Fonte pede cassação da Celpe

O parlamentar disse que a companhia presta um dos piores serviços no País

sex, 21/06/2013 - 11:07
Divulgação/Antônio Augusto O progressista também criticou a ANEEL Divulgação/Antônio Augusto

O deputado federal e presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, Eduardo da Fonte (PP-PE), encaminhou ao Procurador-Geral da República Roberto Gurgel representação pela apuração de responsabilidade civil e criminal da diretoria da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O progressista criticou a companhia e avaliou como um dos piores serviços do Brasil.

De acordo com o parlamentar, a concessionária de energia age de forma omissa na manutenção da rede elétrica em Pernambuco, o que resultou na morte de 32 pessoas por choque elétrico entre os anos de 2012 e 2013. Recentemente, um advogado morreu na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, por tocar num fio de rede elétrica solto.

Já sobre a ANEEL, Eduardo da Fonte afirmou que a agência não cumpriu com o seu dever de fiscalizar a qualidade dos serviços prestados pela distribuidora. O deputado encaminhou ainda à agência reguladora representação para que seja cassado o contrato de concessão da Celpe.

O progressista alega o descumprimento de vários dispositivos legais pela empresa, que não presta um serviço adequado com condições de regularidade, continuidade, eficiência e segurança, como determina a Lei das Concessões. “A Celpe sempre prestou um dos piores serviços do País. Nos últimos anos, ela conseguiu piorar o que já era ruim e, agora, contribui de forma irresponsável e criminosa para a morte de 32 pessoas”, criticou o parlamentar.

COMENTÁRIOS dos leitores