Manifestações influenciam consulta em Jaboatão

Após término do processo, as pessoas poderão participar via internet

por Élida Maria sex, 12/07/2013 - 13:27

Motivado pelas manifestações e cobranças expostas nas ruas em todo o Brasil, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, Elias Gomes (PSDB), promoveu nesta sexta-feira (12), uma consulta popular na cidade. O objetivo da ação é colher opiniões dos moradores e posteriormente realizar uma plenária sobre as principais demandas. Segundo os representantes da gestão, a previsão é que 10 mil pessoas participem do processo até às 20h.

A secretária de Governo, Conceição Nascimento, disse existir o hábito de escutar a comunidade, mas reconheceu a influência dos protestos para a realização da consulta popular. “Nós sempre trabalhamos ouvindo a comunidade e pactuando com ela as prioridades do nosso município. Mas hoje, com essa intensa movimentação em nosso País, essa intensa vontade das pessoas colocando suas opiniões, falando que estão descontentes, a gente sente que é um novo momento e a gente precisa ouvir novamente a população para que elas coloquem suas necessidades”, justificou.

Conceição também explicou como se dará o processo depois da conclusão nesta sexta, a partir das 20h. “Após a consulta iremos organizar os formulários e o que recebermos da população iremos fazer uma grande plenária. Vamos pactuar nosso plano de ação com a necessidade que a população coloca hoje que serão prioridades para o nosso município, colocando também nossos orçamentos”, prometeu.

A secretária frisou ainda a importância da participação da sociedade nas cobranças de mais recursos a outras esferas públicas. “Vamos solicitar que a população junte conosco e lute para fazer mais ainda por Jaboatão cobrando ações dos governos estadual e federal”, solicitou.

O processo realizado em Jaboatão dos Guararapes possui 500 urnas sendo algumas fixas e outras itinerantes, distribuídas em sete regionais municipais. “Colocamos urnas em mercados públicos, escolas, ponto de ônibus, postos, mercearias e temos sentido a grande receptividade da população e uma participação intensa”, disse Conceição.

Ao término da consulta, previsto para as 20h, os materiais serão colhidos e levados à sede da prefeitura. Em seguida, a Prefeitura de Jaboatão irá disponibilizar via internet o mesmo formulário apresentado hoje, para as pessoas participarem de outra forma. 

Veja a entrevista com Conceição Nascimento abaixo:

 

COMENTÁRIOS dos leitores