Saúde para a população LGBT é tema de seminário em PE

O encontro visa discutir propostas para a criação de uma política integral de saúde para os gêneros

seg, 15/07/2013 - 21:23
Shutterstock O assunto está sendo discutido por etapas, agora é a vez dos municípios do Sertão pernambucano. O seminário já aconteceu na Região Metropolitana, Zona da Mata, Fernando de Noronha e no Agreste Shutterstock

A saúde integral para a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) tem sido assunto de discussão entre os 57 municípios do Sertão pernambucano. E da próxima sexta (19) a segunda-feira (22) o tema será debatido no I Seminário Estadual de Saúde da População LGBT no Controle Social – Região Sertão. O evento é organizado pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Fórum LGBT.

O encontro vai acontecer na Ilha de Itamaracá, no Orange Praia Hotel, na programação estão incluídos trabalhos e debates para servirem de subsídios para a criação de uma política de saúde integral para a população LGBT em Pernambuco.

Para Jair Brandão, coordenador do Seminário, a participação no evento permite ao controle social o acesso às informações sobre saúde integral da população LGBT e fomenta a importância da criação de políticas de saúde para população LGBT nos municípios do estado.

“Iremos ter um retrato fiel dos problemas em relação à saúde que são enfrentados pela população LGBT em cada região. Com isso, vamos construir estratégias para enfrentar esses desafios e sugerindo políticas de saúde universais, equânimes, integrais, com qualidade e eficácia”, analisou.

A programação conta com a presença e participação do Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira; Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional LGBT; Ministério Público de Pernambuco; Comitê Técnico de Saúde Integral para População LGBT de Pernambuco, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, entre outros.







O seminário já aconteceu na Região Metropolitana, Zona da Mata, Fernando de Noronha e no Agreste. Ao final dessa etapa (Sertão) os organizadores devem produzir um relatório que contribua para a criação de políticas de saúde, para os gêneros, em Pernambuco.

Confira a programação AQUI.

COMENTÁRIOS dos leitores