Sistema eleitoral brasileiro é apresentado a africanos

Visita tem o intuito de colher experiência do voto no Brasil

por Élida Maria ter, 17/09/2013 - 16:05
Carlos Humberto/ASICS/TSE A comitiva foi recebida pelo ministro Henrique Neves Carlos Humberto/ASICS/TSE

Integrantes da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) de Burkina Faso, país localizado na África, visitou nesta terça-feira (17), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. A passagem pelo TSE teve o objetivo de colher detalhes da experiência de voto dos cidadãos brasileiros no exterior.

Recebida pelo ministro Henrique Neves,  a comitiva obteve informações sobre as fases do processo eleitoral e a pós a reunião visitaram o Museu do Voto, no edifício sede do TSE, para conhecer a evolução do processo eleitoral no Brasil. 

Outras iniciativas de cooperação com países africanos já foram promovidas pelo TSE, como o encontro realizado no início deste ano com representantes dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Este é mais um exemplo de cooperação da Justiça Eleitoral com vários países do mundo para prestar informações sobre temas eleitorais. Organizamos uma programação específica para orientar os integrantes da Comissão sobre todos os aspectos importantes para a votação no exterior”, explicou o chefe da Assessoria Internacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcísio Costa.

Ainda nesta terça, a comitiva reúne-se com chefe da Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores, Conselheiro Aloysio Marés Dias Gomide Filho e com o desembargador Josaphá Francisco dos Santos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). No TRE, o grupo assistirá apresentações sobre a urna eletrônica, identificação biométrica e, com maior detalhamento, o processo de votação no exterior. A programação termina com a visita ao Cartório da Zona Eleitoral do Exterior, de responsabilidade do TRE-DF.

*Com informações do TSE

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores