Faltam cinco dias para a eleição do PED do PT

Militantes aptos escolherão os presidentes nacional, estadual e municipal da legenda

por Élida Maria ter, 05/11/2013 - 10:10
Divulgação/Site do PT Em Pernambuco, as urnas serão espalhadas em 140 municípios Divulgação/Site do PT

No próximo domingo (10), petistas de todo o Brasil participarão do Processo de Eleição Direta (PED) para escolher os novos presidentes a nível nacional, estadual, municipal e zonal do PT. Baseado nas eleições brasileiras, o pleito para escolha dos novos dirigentes ocorrerá das 8h às 17h e terá apuração imediata, após término da votação.

Em Pernambuco, três postulantes disputam à presidência: Teresa Leitão, Bruno Ribeiro e Edmilson Menezes. Já a nível nacional seis candidatos tentarão a vaga, são eles: Markus Sokol, Paulo Texeira, Renato Simões, Serge Goulart e Valter Pomar e o atual presidente que tentará a reeleição, Rui Falcão. Na capital pernambucana os nomes se resumem em dois: o atual presidente do PT no Recife, Oscar Barreto e Sheila Oliveira.

Dos 184 municípios pernambucanos, 140 terão urnas disponíveis para votação dos petistas. Os locais que não terão, são porque não possuem diretórios instituídos. As urnas serão distribuídas em escolas, associações ou sede partidárias.

Aptos – Para participar do PED é necessário que o petista seja filiado pelo menos há um ano ao PT e tenha participado no período de um ano que antecede o processo, (de novembro de 2012 a novembro de 2013) de no mínimo dois eventos da legenda. Outra exigência é estarem em dia com a contribuição financeira anual.  

O processo de escolha dos presidentes será realizado através de urnas tradicionais e a apuração começará logo após término. Em cada cidade os membros dos diretórios municipais apurarão os votos, registrarão em ata e passarão por telefone ao diretório estadual no Recife. Na cédula de eleição, os eleitores devem escolher o presidente nacional, estadual e municipal. No caso do Recife, há ainda os quadros sazonais, ou seja, os postulantes que concorrem a subcoordenadoria do partido. 

Seção – É previsto que nos municípios menores e, principalmente no interior, tenham apenas uma sessão de votação para escolha dos dirigentes. Já nas cidades do Recife, Jaboatão, Olinda, Caruaru e Petrolina serão distribuídos mais locais para a eleição.

COMENTÁRIOS dos leitores