Em Olinda, Teresa vota e reforça discurso de unificação

Deputada é uma das postulantes a presidir o PT em Pernambuco

por Giselly Santos dom, 10/11/2013 - 13:13

A candidata à presidência do PT em Pernambuco, deputada Teresa Leitão, votou há pouco em Olinda. Acompanhada por militantes petistas, do ex-prefeito do Recife João da Costa e do deputado federal Fernando Ferro, Teresa se mostrou entusiasmada com um possível resultado positivo do Processo de Eleições Diretas (PED).

"Nós estamos com maioria das tendências e isso nos anima. Dentro do PT as tendências são canais de interlocução", afirmou. Teresa disputa este pleito contra Bruno Ribeiro, da Corrente por um Novo Brasil (CNB) - que é apoiado pelo senador Humberto Costa e os deputados federais João Paulo e Pedro Eugênio - e o professor Edmilson Menezes, com os quais já conversou na manhã deste domingo (10). "Liguei para desejar boa sorte a eles. Se a gente tiver boa vontade e investir no diálogo interno, vamos conseguir superar as divergências e virar essa página", frisou a deputada.

Entre as prioridades de Teresa, caso seja eleita presidente do PT,  está a reunificação do partido e a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). "Precisamos superar isso de forma transparente e respeitosa. Divergências não se jogam para debaixo do tapete. É preciso tratar e construir o partido na direção do desafio que se coloca para nós em 2014. Não queremos mais perder, já perdemos muito politicamente em Pernambuco. Queremos fazer o jogo do ganhar, não diminuindo os outros", disparou a postulante.

Para João da Costa, a eleição de Teresa para presidir a sigla é o início de um novo ciclo. "Nós queremos ganhar o PED e eleger Teresa Leitão presidente, para podermos iniciar um novo ciclo do PT em Pernambuco. Um partido vivo que possa fazer do debate político o caminho para resolver suas diferenças, para que o partido possa se reinserir como dirigente das lutas sociais no estado e com os seus aliados voltar a ser protagonista político de um projeto de poder que tenha como foco a maioria do povo de Pernambuco", ressaltou o ex-prefeito.

O que foi corroborado por Ferro ao criticar a crise que o PT vive atualmente. "Esse PED é um divisor de águas para o PT de Pernambuco, é a possibilidade de reaglutinação do PT que vive uma profunda crise, o partido está dividido, com uma série de dificuldades de convivência", criticou.

A eleição segue até às 17h deste domingo, quando inicia a apuração dos votos. O candidato eleito toma posse no início de 2014.

COMENTÁRIOS dos leitores