Petistas elegem novos presidentes neste domingo (10)

O Processo de Eleições Diretas, que acontece em todo Brasil, segue até às 17h

por Giselly Santos dom, 10/11/2013 - 09:05
Reprodução da Internet 49 mil filiados pernambucanos devem ir às urnas escolher os novos dirigentes petistas Reprodução da Internet

Imerso em um clima de divisões e brigas internas em Pernambuco, o PT tem, neste domingo (10), a chance de se reestruturar a partir da escolha do novo presidente estadual do partido. O Processo de Eleições Diretas (PED), se depender do discurso dos candidatos, será o “início de uma nova era” para os petistas pernambucanos. A eleição acontece até às 17h, em todo o Brasil, e disputam a presidência estadual a deputada Teresa Leitão, o advogado Bruno Ribeiro e o professor Edmilson Menezes

Após 33 anos de criação este pode ser um dos momentos mais críticos da legenda. No Recife, o principal foco do racha petista estadual, quem disputa a reeleição é Oscar Barreto – que, atualmente, é pivô de um processo interno de infidelidade partidária, com possibilidades de ser expulso da siglacontra Sheila Oliveira e Zenilda Lima.   

A disputa maior se configura não exatamente apenas entre os candidatos, mas também entre as lideranças que os apoiam. Teresa e Oscar estão no mesmo grupo e têm ao lado o ex-prefeito do Recife, João da Costa, e o deputado federal Fernando Ferro. Na outra ponta, com Bruno e Sheila, estão o deputado federal e atual presidente da legenda, Pedro Eugênio, o também deputado e ex-prefeito do Recife, João Paulo, e o senador Humberto Costa. 

Segundo a Comissão de Organização Eleitoral (CEO) de Pernambuco, 49 mil filiados estão aptos a votar no estado, dentre estes quase 18 mil estão no Recife. O PED vai acontecer em 146 municípios pernambucanos e custou para o PT, de acordo com a secretaria de Finanças do partido, R$ 42 mil.

Outras cidades pernambucanas – Em Olinda, pleiteiam a vaga majoritária Iolanda Silva e Silvano do PT, apoiados por Bruno Ribeiro, e Junior Leite e Miguel Pacífico, ligados a Teresa Leitão. Roberto Sobrinho é a aposta de Ribeiro, em Jaboatão dos Guararapes, e Ivonaldo Braz reforça o palanque de Teresa. Já em Paulista, George Freitas e Nickson Monteiro, este tentando a reeleição, são os nomes de Bruno, e  Thames Oliveira é apoiado por Teresa. 

Disputa nacional – No âmbito nacional, o atual presidente da legenda, Rui Falcão, tenta a reeleição e terá que se sobressair entre as outras forças que disputam a presidência: Paulo Teixeira, Markus Sokol, Renato Simões, Serge Goulart e Valter Pomar.

COMENTÁRIOS dos leitores