Armando é eleito melhor senador do Brasil

Senador é um dos defensores do fim da guerra fiscal, um dos critérios de análise do ranking

por Giselly Santos seg, 23/12/2013 - 13:17
Divulgação/Assessoria de Imprensa Como um dos defensores do fim da guerra fiscal, o senador frisou que Divulgação/Assessoria de Imprensa

Com a nota máxima - 10 - o senador e pré-candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), foi eleito como o melhor senador do Brasil, pelo Ranking do Progresso da Revista Veja. De acordo com os organizadores, os critérios utilizados para a escolha dos senadores e deputados federais que mais trabalharam em 2013 foram o desempenho em eixos como: o trabalho por uma carga tributária menor e mais simples; mais infraestrutura; melhor gestão do gasto público; sistema educacional racional e eficiente. 

Como um dos defensores do fim da guerra fiscal, o senador frisou que "o grande desafio é mudar o ICMS”. "Nosso sistema tributário é anacrônico e disfuncional. Nós fazemos o absurdo de tributar investimentos, exportações. Uma reforma tributária ampla seria o ideal, mas infelizmente há muita disputa entre os entes federativos. A saída é promover mudanças pontuais. Tenho atuado para fazer a reforma e a diminuição dessas alíquotas interestaduais. É o primeiro passo para dar fim à guerra fiscal, que, hoje, é caótica", pontuou o parlamentar sobre um dos critérios de análise do ranking.

Monteiro comentou ainda sobre a melhoria na gestão pública, que segundo ele está diretamente ligada ao custeio. "Precisamos dar um freio nos gastos de custeio. Impedir que o porcentual de crescimento se dê acima do porcentual de aumento do PIB. Se fizermos isso, poderemos em dez anos chegar a uma situação bem melhor do que agora. Desse jeito, poderemos ter recursos para investir em obras de infraestrutura. Mas isso tem de partir de uma vontade ampla da sociedade, passar pelo Executivo e pelo Congresso, claro", analisou. Completando que "a eleição é um bom momento para esse debate".

 

COMENTÁRIOS dos leitores