Oposição recorre ao STF para garantir instalação da CPI
Parlamentares querem uma intervenção judiciária contra as manobras da base governista
A oposição apresenta, nesta terça-feira (8), no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido para que o Judiciário garanta a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. A solicitação será feita no fim da manhã de hoje. Entre os oposicionistas que vão protocolar o pedido está o senador e candidato à presidência da República, Aécio Neves (PSDB). Segundo o tucano, as manobras que o governo tem feito para impedir a criação do colegiado "é uma vergonha".
"Há uma manobra da maioria governista para impedir a investigação. Porque se prevalece a tese hoje encaminhada pelo presidente Renan Calheiros jamais o Senado, a Câmara dos Deputados ou conjuntamente, o Congresso, terá condições de investigar o que quer que seja. É uma vergonha a manobra do governo de tentar barrar a CPI", disparou Neves.
Na semana passada, deputados federais e senadores dos partidos que fazem oposição ao governo federal reuniram assinaturas em número que garantiria a instalação de uma CPI sobre a Petrobras no Congresso. O pedido de uma CPI no Senado, no entanto, foi postergado pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), que transferiu a responsabilidade da criação à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).