Governador de Mato Grosso presta depoimento na PF
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), compareceu por volta das 12 horas desta terça-feira à sede da Polícia Federal. Ele estava acompanhado dos advogados Ulisses Rabaneda e Válber Melo. Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, o governador "compareceu espontaneamente". Assessores negam que tenha mandado de prisão contra ele. A Polícia Federal não confirma a informação porque está impedida de prestar qualquer informação sobre a operação.
A PF desencadeou hoje a Operação Ararath, que investiga um esquema de crimes financeiros e lavagem de dinheiro por meio de 'factorings' de fachada, empresas negociadoras de créditos. Foram realizadas duas prisões. Um dos presos é o ex-secretário de Fazenda e ex-secretário da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) do então governador e hoje senador Blairo Maggi, e atualmente presidente do Mixto Esporte Clube, Eder de Moraes. A outra prisão foi do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), afastado da presidência da AL-MT por determinação judicial.
O parlamentar responde a cerca de 103 ações judiciais nas áreas cíveis e criminais. O deputado chegou à sede da PF escoltado por seis veículos, em carro descaracterizado. A PF deve cumprir, por todo o dia, dezenas de mandados de busca e apreensão determinados pelo ministro José Antonio Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além do governo e da Assembleia legislativa, a Polícia Federal fez apreensão de documentos e computadores no gabinete do prefeito Mauro Mendes (PF).