Ministro da Agricultura revoga portaria do leite

A medida foi tomada a pedido do deputado Eduardo da Fonte

sex, 04/07/2014 - 20:52

O ministro da Agricultura, Neri Geller, a pedido do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) revogou a portaria que autoriza a importação de leite em pó pelas indústrias de laticínio da região Nordeste. O anúncio foi feito nesta sexta feira (4) pelo próprio ministro. A medida, que estava em vigor há três anos, estava prejudicando produtores de leite no Agreste de Pernambuco, uma vez que o leite importado, considerado de qualidade inferior, é mais barato e estava provocando a sobra do lacticínio de produtores nordestinos.

“Não podíamos admitir que a medida prejudicasse mais a produção de leite do nosso estado. Essa produção é o sustento de muitas famílias pernambucanas. Temos que defender o produtor para que ele tenha condições para produzir e aumentar a produção de leite do Estado. Cada 50 litros de leite produzido gera um emprego e o leite importado estava desempregando nosso povo”, ressaltou Eduardo da Fonte. 

A portaria do Ministério da Agricultura foi estabelecida à época para minimizar os prejuízos da seca no Estado no setor de laticínios, mas atualmente a manutenção da portaria iria prejudicar a produção da bacia leiteira da região. 

COMENTÁRIOS dos leitores