Caruaru: audiências da Operação Ponto Final são retomadas

Testemunhas de acusação estão sendo ouvidas na 4ª Vara Criminal

seg, 21/07/2014 - 18:20
Monicky Mel Araújo/LeiaJaImagens Testemunhas serão ouvidas até a quinta (24) Monicky Mel Araújo/LeiaJaImagens

Começaram nesta segunda-feira (21), na 4ª Vara Criminal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, as audiências judiciais referentes à Operação Ponto Final, deflagrada pela Polícia Civil no dia 17 de dezembro de 2013. A ação resultou na prisão de dez vereadores do município, suspeitos de formação de quadrilha e concussão. A promotoria pretende usar o conteúdo de 700 horas de gravação para corroborar a tese.

Foram investigados os parlamentares Evandro Silva (PMDB), Cecílio Pedro (PTB), Eduardo Cantarelli e Louro do Juá (ambos do SDD), Neto (PMN), Val de Cachoeira Seca (DEM), Sivaldo Oliveira (PP), Jajá (sem partido), Pastor Jadiel e Val das Rendeiras (dos dois do Pros). Os parlamentares permaneceram afastados de suas funções na Câmara Municipal por mais de quatro meses. A defesa alega que a Operação é ilegal e que há vídeos que comprovam a inocência do grupo.

Na manhã desta segunda (21) foi ouvido o ex-secretário de Relações Institucionais, Marco Casé (PTB) – que participava das reuniões onde supostamente os vereadores solicitaram a quantia de R$ 2 milhões para aprovar projetos do Executivo. Três policiais civis que atuaram no caso também seriam ouvidos, mas foram dispensados.

Para esta terça-feira (22), são esperados os depoimentos dos vereadores Ranílson Enfermeiro (PTB), Gilberto de Dora (PSB) Ricardo Liberato (PSC), Rozael (Pros) e Edjaílson Santos (PTdoB), além dos ex-secretários Carlos Veras e Davi Cardoso.

Já na quarta-feira (23) devem comparecer à 4ª vara Criminal o secretário de Administração, Antônio Ademildo; o ex-controlador Tony Galvão; o presidente da Câmara, Leonardo Chaves (PSD) e os vereadores Marcelo Gomes (PSB), Demóstenes Veras (Pros) e José Aílton (PDT).



Na quinta-feira (24), será o ultimo dia de audiências, neste momento será escutado o vice-prefeito Jorge Gomes (PSB), além dos vereadores Edmílson do Salgado (PCdoB), Heleno do Inocoop (PRTB), Lula Tôrres (PR) e Romildo Oscar (PTN).

Os vereadores investigados pela Operação Ponto Final fora intimados para acompanhar os depoimentos, entretanto só serão ouvidos após todas as testemunhas de acusação e defesa. O prefeito do município, José Queiroz (PDT), também deve ser ouvido.



Marcos Casé –Secretaria de Relações Institucionais, Marcos Casé, se desligou do governo municipal na ultima sexta-feira (18),. O motivo seria “incompatibilidade de exercer a função de presidente do PTB e coordenador regional da campanha do partido, em razão da posição assumida pelo Prefeito, que apoia a Frente Popular. Casé definiu sua posição como uma ‘exigência ética’”.

COMENTÁRIOS dos leitores