Nestor Cerveró depõe na CPI Mista da Petrobras

Parlamentares ouvem o ex-diretor da estatal nesta quarta-feira (13)

por Giselly Santos ter, 12/08/2014 - 11:43

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras ouve nesta quarta-feira (13), às 14h30, o ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró. O ex-dirigente é autor do documento que serviu de base para que o conselho administrativo da empresa aprovasse a compra da refinaria de Pasadena (EUA).

Cerveró já esteve na CPI exclusiva do Senado e negou as acusações de que teria agido de má-fé na negociação. Segundo as acusações, ele omitiu duas cláusulas sobre a compra da refinaria - conhecidas como Marlin e put option – que resultaram em despesas milionárias para a Petrobras. A primeira garantia rentabilidade de 6,9% à sócia Astra Oil e a segunda obrigava a Petrobras a comprar os outros 50% da refinaria, em caso de desentendimento entre os sócios.

A CPMI da Petrobras funciona paralelamente à CPI do Senado. As duas comissões de inquérito estão investigando as denúncias de superfaturamento na construção de refinarias; falhas de segurança no lançamento de plataformas ao mar; prejuízos sofridos pela Petrobras na compra de Pasadena e suposto pagamento de propina a funcionários para o fechamento de contratos internacionais.

*Com informações da Agência Câmara

COMENTÁRIOS dos leitores