Propagandas irregulares: mais de 700 recolhidas no Recife

De acordo com o juiz da Propaganda Eleitoral, Alexandre Pimentel, o número de materiais recolhidos é maior que em 2010

por Giselly Santos ter, 26/08/2014 - 14:30
LeiaJáImagens/Arquivo O TRE-PE já recolheu 734 propagandas irregulares no Recife LeiaJáImagens/Arquivo

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) já recolheu 734 propagandas irregulares no Recife durante os primeiros 40 dias de campanha eleitoral. As apreensões são feitas pela Comissão de Propaganda Eleitoral do Recife (CPROPAG). O órgão recebeu 92 denúncias de cidadãos. Os dados do balanço parcial, divulgado pelo órgão ao Portal LeiaJá, foram atualizados no último dia 21. 

Entre os materiais com maior quantidade recolhida pelo TRE estão: bandeiras (452), cavaletes simples (130) e duplos (139). De acordo com o juiz da Propaganda Eleitoral, Alexandre Pimentel, o número é maior que em 2010. “Estamos um pouco acima do recolhido no mesmo período da eleição de 2010. Mas também temos o fator de estarmos trabalhando com ferramentas novas, entre elas a internet”, observou o magistrado. 

As denúncias recebidas pela Comissão são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para que o órgão analise e emita alguma ação judicial, caso seja necessário. As atividades de recolhimento dos materiais de propaganda não estão sujeitos apenas a denúncias, o grupo atua, diariamente, com ações educativas.

Qualquer cidadão pode denunciar as irregularidades nas ruas da capital pernambucana. A Comissão do TRE recebe os dados por email: propaganda@tre-pe.jus.br ou através do telefone 3194-9196. Ao registrar a queixa o eleitor deve informar dados como: data, hora, local do ocorrido, nome dos envolvidos e se possível enviar fotos ou vídeos.

Veja os números completos:

Arte: João de Lima

COMENTÁRIOS dos leitores