Eduardo Jorge defende reformulação do SUS
Candidato diz que país precisa concentrar esforços na formação de médicos especializados na saúde da família
O candidato do PV à Presidência da República, Eduardo Jorge, criticou o programa Mais Médicos, do governo federal, e defendeu a reformulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ele, o país precisa concentrar esforços na formação de médicos especializados na saúde da família.
O presidenciável admite que a população foi beneficiada com a melhoria do atendimento, mas ele considera a ação paliativa. "Nós encaramos essa importação de médicos como uma medida emergencial e de fôlego curto", ressaltou no programa de governo.
Para o partido, a ação medida imediata precisa ser a adequação da formação de acordo com a necessidade do SUS. “Precisamos da formação de médicos generalistas e de uma carreira nacional que priorize os médicos de saúde da família”, destacou Eduardo Jorge.
Caso seja eleito, o candidato pretende absolver os profissionais do programa na rede pública de saúde, desde que os diplomas sejam validados e eles desejem permanecer no país, inclusive os médicos cubanos. “Vamos tratá-los com o mesmo respeito e gratidão que devemos aos médicos brasileiros e de outras nacionalidades. E vamos, é claro, pagar os mesmos salários. O que eles irão fazer com o dinheiro é decisão deles. O que não podemos é ser coniventes com um tipo moderno de escravidão”, disparou.