Silvio Costa Filho questiona orçamento para 2015

Segundo o parlamentar, os valores destinados a algumas áreas não são compatíveis com os investimentos em Pernambuco que Paulo Câmara prometeu durante a campanha

por Elaine Ventura qua, 03/12/2014 - 12:36
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo De acordo com Silvio Costa Filho, a primeira vice-presidência da Alepe deve ser postulada pelo PTB Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

O deputado Silvio Costa Filho (PDT), que hoje compõe a bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), subiu a tribuna da casa, nessa terça-feira (2), para questionar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA)para o ano de 2015. O principal motivo apresentado pelo parlamentar foi a redução de investimentos em áreas consideradas essenciais, que se aproximam dos R$ 500 milhões. 

De acordo com o pedetista, os valores destinados à habitação, saneamento e educação não suprem os investimentos propostos pelo governador eleito, Paulo Câmara (PSB), durante a campanha eleitoral. “Enquanto o orçamento cresce, o investimento em algumas áreas diminui. A área da educação, por exemplo, terá uma redução de aproximadamente de 2% . O candidato do PSB durante a campanha prometeu privilegiar a área da educação, com a ampliação das escolas integrais, elevação do salário dos professores, dentre outras metas. Se tais investimentos não foram possíveis com os recursos que Pernambuco tem hoje, imagine com essa readução”, indagou o parlamentar.

Silvio Costa Filho ainda ressaltou que Pernambuco deve terminar o ano com um déficit primário na casa de R$1 bilhão de reais. E que para suprir os projetos do Estado para 2015 será necessário recorrer a empréstimos bancários. “Nós estamos preocupados com a saúde financeira do Estado. E o caminho para estabilizar as contas nos próximos dois anos será recorrer a empréstimos bancários para suprir esses investimentos”, pontuou .

Eleição da Mesa Diretora da Alepe

O PTB deve pleitear a primeira vice-presidência do legislativo estadual. De acordo com o deputado Silvio Costa Filho, até o dia 10 de janeiro, o partido terá o posicionamento oficial. Quanto à presidência da Alepe, o partido deve apoiar a reeleição de Guilherme Uchoa (PDT). “Há uma simpatia em prol da eleição de Guilherme Uchoa. Achamos que a reeleição dele é legitima, pois  ele trabalhou pelos interesses da casa e do estado”, concluiu o deputado reeleito, Silvio Costa Filho. 

COMENTÁRIOS dos leitores