Tucanos apoiam Delgado na Câmara e Luiz Henrique no Senado
PSDB confirmou também quem serão os líderes da legenda nas duas casas
Após reunião nesta sexta-feira (30), o PSDB confirmou o apoio a Julio Delgado (PSB-MG) e a Luiz Henrique (PMDB-SC) para as presidências da Câmara e do Senado, respectivamente. Embora houvesse dissidências, especialmente com a bancada de São Paulo, os parlamentares reafirmaram o posicionamento.
“No momento que existem duas candidaturas da base governista e uma candidatura que se coloca como independente e que surge a partir da iniciativa de um partido político que, inclusive no segundo turno esteve conosco na última eleição presidencial, o caminho natural do PSDB é fortalecer a candidatura do deputado Júlio Delgado”, explicou o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG). “É a candidatura que, a meu ver, apresenta as melhores condições de garantir a independência fundamental que a Câmara dos Deputados não teve nos últimos anos”, completou.
Os tucanos também decidiram sobre Luiz Henrique para o Senado. “A candidatura dele, na verdade, atende esta mesma aspiração: não termos um Legislativo acuado, submisso, e principalmente, submetido às vontades e às orientações do Palácio do Planalto, como assistimos durante todo este último período e de forma mais escancarada ainda no final do ano passado”, disparou.
Nas negociações estavam em jogo a disputa por espaços considerados como estratégicos dentro da Casa como a vice-presidência das Casas e principais comissões. "A vice-presidência não é o mais relevante. Não acho que é mais importante para o PSDB ter um espaço na Mesa, mas sim manter a coerência política", ressaltou Aécio. "A pressão individual realizada por Eduardo Cunha diminui com a fala do Aécio", considerou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que foi confirmado como líder da bancada na Câmara na próxima legislatura.
Quem assumirá a liderança da bancada no Senado será o senador Cássio Cunha Lima (PB).