Em nota, PT critica “factoide” de senadores na Venezuela
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, emitiu uma nota criticando a caravana de senadores brasileiros que alegaram ter sido mal recebidos em Caracas, na Venezuela. Segundo o petista, a visita da comitiva acarretou um incidente, "explorado politicamente", na tentativa frustrada de "comprometer o Itamaraty com os lamentáveis episódios".
Liderado pelo presidente do PSDB, Aécio Neves, oito senadores viajaram para o exterior com pretensão de visitar líderes da oposição ao governo local, mas, de acordo com a nota do PT, eles tiveram a missão fracassada após ficar parados em bloqueio no percurso.
No texto também assinado pela secretária de Relações Internacionais do PT, Mônica Valente, a legenda afirma que “respeita a soberania e da não-intervenção em assuntos internos de outros países”.
Confira a nota na íntegra:
“Nota do Partido dos Trabalhadores sobre a viagem de senadores brasileiros à Venezuela
O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta sua preocupação com os fatos envolvendo uma comitiva de senadores de oposição brasileiros em recente viagem à Venezuela, com o objetivo de contatar líderes da oposição ao governo local.
A visita da comitiva acarretou um incidente, explorado politicamente, na tentativa frustrada de comprometer o Itamaraty com os lamentáveis episódios.
Diante do factoide provocado pelos oposicionistas, o PT reitera sua defesa dos princípios do respeito à soberania e da não-intervenção em assuntos internos de outros países. E reafirma seu apoio à busca de uma solução política e democrática para os problemas que a Venezuela enfrenta atualmente, tal como unanimemente vem propondo a UNASUL. Também reafirma seu apoio ao governo legitimamente eleito do presidente Nicolás Maduro, que tem procurado manter as políticas sociais e distributivas iniciadas por seu antecessor, o presidente Hugo Chávez.
Rui Falcão - Presidente Nacional
Mônica Valente - Secretária de Relações Internacionais