Governadores do Nordeste têm novo encontro no dia 17

A próxima reunião com os representantes dos Estados brasileiros será realizada no Piauí

por Élida Maria sex, 10/07/2015 - 17:26
Humberto Pradera/Divulgação/Arquivo Paulo Câmara deverá levar secretários estaduais ao encontro Humberto Pradera/Divulgação/Arquivo

Ministros de Estado e governadores do Nordeste voltam a se reunir pela quarta vez no próximo dia 17 de julho. A conversa que tem o objetivo de discutir temas relacionados ao desenvolvimento dos estados da região Nordeste será realizada no Gran Hotel Arrey em Teresina, Piauí, a partir das 9h. 

Um dia antes do encontro dos líderes do Poder Executivo, secretários estaduais de Justiça, Previdência Social e Ciência, Tecnologia e Inovação se reúnem com ministros das pastas semelhantes para discutir temas propostos a fim de agilizar a condução dos trabalhos no encontro de governadores. Já no dia 17, a solenidade contará com os ministros da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo e o Secretário para Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger.

Anfitrião do evento, o governador do Piauí Wellington Dias (PT), acredita que a discussão trará ideias comuns aos Estados. “O encontro será uma oportunidade para realizar um trabalho integrado, apresentando estudos e alternativas para o equilíbrio em conjunto; uma vez que, atualmente, os tesouros estaduais têm que complementar a folha de pagamento de aposentados e pensionistas. A ideia é encontrar alternativas para o déficit”, destacou, no site do Governo do Piauí.

Além de ações integradas estão na pauta do encontro o plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável do Nordeste e questões pertinentes à Segurança Pública e Justiça. No evento, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fará a apresentação do Programa Brasil Mais Seguro, baseado em três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas, o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário) e o controle de armas. O Programa será adotado pelo Piauí, onde um petista governa.

“Trata-se de um comitê integrado de segurança com todas as forças, inteligências e recursos humanos dos Governos Federal e Estadual. O Programa pode contar ainda com a participação do judiciário, do Ministério Público, da Defensoria e dos conselhos comunitários. Com isso, a gente poder vencer a guerra contra a violência, reduzindo assaltos, furtos e homicídios”, enalteceu Dias. 

Na parte da tarde os governadores irão elaborar a “Carta de Teresina” e no final do evento irão divulgar o documento à imprensa. 

Pernambuco – Como de costume, a previsão é que o governador Paulo Câmara (PSB), não só compareça, mas leve consigo secretários estaduais como o da Defesa Social, Alessandro Carvalho, e o de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Confira a programação do encontro abaixo:

17/07

8h – Credenciamento

8h30 – Recepção às autoridades

9h – Abertura do Encontro

9h15 – Pronunciamento do Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias

9h45 – Pronunciamento do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger

10h – Pronunciamento do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo

10h20 – Pronunciamento do Ministro de Estado da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas

10h40 – Pronunciamento do Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo

- Pronunciamento dos Governadores

13h – Almoço

15h – Reunião Reservada dos Governadores para Elaboração da “Carta de Teresina”

17h – Divulgação da “Carta de Teresina” e Coletiva à Imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores