Impacto da instalação do hub será revelado em duas semanas
A informação sobre os resultados foi repassada nesta quinta-feira (30) ao governador Paulo Câmara
Em mais uma reunião com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), a presidente da TAM, Claudia Sender, contou nesta quinta-feira (30), em São Paulo, que em duas semanas ficará pronto o estudo da consultoria Oxford Economics sobre o impacto econômico da instalação do hub do Grupo Latam no Nordeste, o primeiro passo para a tomada de decisão sobre qual estado irá abrigar centro conexões aéreas. Além de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará disputam o investimento.
Durante encontro, o socialista disse à executiva da TAM que o Estado será um parceiro permanente da empresa na viabilização da infraestrutura necessária para o projeto. A expectativa é de uma geração de 10 mil empregos (entre 1,5 mil e 2 mil diretos) e receberá um investimento de US$ 2 bilhões.
Na reunião, o governador fez um relato para Sender das negociações que vem mantendo com o Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Ministério da Aviação Civil e Infraero sobre a cessão de terrenos, que hoje são militares, para ampliar a área da aviação comercial no Aeroporto dos Guararapes. “As conversas estão sendo positivas. Acredito que o Governo Federal vai viabilizar essas novas áreas, pois elas são importantes para o futuro do aeroporto, que hoje é um dos melhores do Brasil, reconhecimento que vem dos próprios usuários”, destacou.
Com o anúncio oficial previsto apenas para o final do ano, o Grupo Latam, contratou, além da Oxford Economics, a consultoria Arup, que ficou com a missão de apontar os pontos positivos e negativos de cada um dos três aeroportos. De acordo com a presidente da TAM, os critérios técnicos e econômicos é que vão pautar a escolha da empresa.