Com 44 votos, Alepe aprova Ettore para Arpe

Entre todos os parlamentares presentes, apenas Edílson Silva foi contrário ao nome de Labanca

por Élida Maria qua, 12/08/2015 - 19:24
João Bita/Alepe A votação para a escolha do nome de Ettore Labanca ocorreu na tarde desta quarta-feira (12) João Bita/Alepe

O nome do ainda prefeito de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Ettore Labanca (PSB), foi aprovado quase que por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para presidir a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), nesta quarta-feira (12). Indicado pelo governador Paulo Câmara (PSB), o socialista obteve 44 votos e apenas o parlamentar Edilson Silva (PSOL) se opôs. 

Companheiro de Labanca durante mais de 50 anos de vida pública, o deputado Romário Dias (PTB) foi à tribuna dar um testemunho em favor do novo diretor-presidente da Arpe. “Ettore ocupou todos os cargos a ele delegados com muita altivez e determinação. Peço aqui um voto de quem quer ver a Agência funcionando com todo vigor”, afirmou.

Apesar de liderar a bancada da Oposição, o deputado Sílvio Costa Filho (PTB) depositou confiança no indicado, apresentando, apenas, duas ressalvas. “Chama a atenção que a Arpe não tenha nenhum servidor de carreira, portanto iremos cobrar de forma permanente a convocação dos concursados. Outra questão é que o órgão retome o papel de fiscalizar as organizações sociais  da saúde (OSS), que foi retirado pela Procuradoria Geral do Estado e passou a ser da Secretaria Estadual de Saúde. Quem paga não pode fiscalizar”, cobrou.

Único deputado presente na sessão de hoje que foi contrário a indicação de Labanca, Edilson Silva justificou o voto pelo que chamou de “incompatibilidade política” do gestor com o cargo. “Precisamos de uma presidência da Arpe com perfil de maior independência”, afirmou. “Nosso desejo é que ele, à frente da Agência, não venha a ser mais um articulador político do governo”, disparou.

De acordo com o vice-líder do governo, o deputado Tony Gel (PMDB) garantiu que as questões pontuadas pelos colegas serão observadas. “O próprio Ettore Labanca disse ontem, na Comissão de Justiça, que se os concursados não forem chamados para assumir suas funções na Arpe, ele entregaria o cargo”, lembrou. “Nosso encaminhamento é com muita convicção de que teremos uma instituição atuante e fortalecida”, elogiou o peemedebista.

Perfil - Advogado por formação e com longa carreira política, Labanca terá mandato de quatro anos à frente da autarquia, que tem a missão de regular, de modo autônomo, os serviços públicos delegados pelo Estado.

Saída da prefeitura - Ettore Labanca já encaminhou a renúncia do cargo de prefeito à Câmara de Vereadores de São Lourenço da Mata e anunciou que deve se juntar ao Governo no próximo dia 15 de agosto. No seu lugar, assumirá a gestão municipal o vice-prefeito Gino (PSB).

COMENTÁRIOS dos leitores