Polícias controlam protestos durante desfile em Brasília
Manifestações foram realizadas nas vias próximas, mas chegaram à área da apresentação cívico-militar
Mais de 25 mil pessoas assistiram ao desfile de 7 de setembro em Brasília. Apesar dos protestos realizados durante a apresentação militar, as polícias Militar e do Exército conseguiram isolar a área e manter a segurança do público. O desfile ocorreu normalmente durante uma hora e trinta minutos.
A Esquadrilha da Fumaça voltou a encerrar o evento, com acrobacias aéreas usando as novas aeronaves A29 Super Tucano, no retorno à participação no desfile de 7 de setembro. Durante o encerramento, as autoridades presentes aproveitaram para deixar a via. Além da presidente Dilma Rousseff, marcaram presença o vice-presidente Michel Temer, o governador Rodrigo Rollemberg e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Jaques Wagner (Defesa).
Logo após ao desfile cívico-militar teve início uma série de protestos na Esplanada dos Ministérios, a maioria contra o governo Dilma Rousseff. Movimentos populares convocaram a população a comparecer para pedir a renúncia da chefe do Executivo federal, o combate mais efetivo à corrupção e o maior investimento para a educação, a saúde e o transporte público.
A expectativa é de que os manifestantes deixem a área próxima à Catedral de Brasília e marchem até o Congresso Nacional e Praça dos Três Poderes.
Grupos em favor de Dilma também marcaram manifestações nesta segunda-feira. Assim como no 1° de Maio, a presidente não fará pronunciamento oficial na rede nacional de rádio e televisão. O breve discurso será publicado nas redes sociais.