Antes de definir ministérios, Dilma reúne socialistas

Encontro serviu para discussão do cenário político nacional. Cúpula do PSB está decidida a ingressar na oposição, mas governadores são mais cautelosos

por Dulce Mesquita qua, 30/09/2015 - 12:46
Roberto Stuckert Filho/PR Ricardo Coutinho (PB), Rodrigo Rollemberg (DF) e Paulo Câmara (PE) apresentaram as demandas dos estados a Dilma Roberto Stuckert Filho/PR

Em meio à negociação com a base aliada antes de anunciar a reforma administrativa, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se com governadores socialistas nesta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, em Brasília. Estiveram presentes os chefes dos Executivos de Pernambuco, Paulo Câmara, da Paraíba, Rodrigo Coutinho, e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Nenhum dos governantes falou com a imprensa após a reunião. De acordo com a assessoria de imprensa de Rollemberg, o encontro tratou da conjuntura política nacional e das demandas dos estados. Ainda segundo a assessoria, não foram abordados assuntos sobre o posicionamento do partido nem a negociação de algum ministério para a legenda, se der apoio ao governo. Nos bastidores, especula-se de que o PSB pode vir a assumir a pasta da Ciência e Tecnologia, caso se junto à base aliada.

Durante a conversa, cada governador apresentou as particularidades dos estados. Câmara havia dito que falaria sobre obras hídricas para enfrentar a seca e atendimento público na saúde, além de operações de crédito.

Sobre o apoio, os gestores estaduais são contra a adoção de medidas radicais, mas a cúpula do PSB está decida a ingressar na oposição. “O que eu tenho colocado para a presidente e nossa bancada é que precisamos nos unir para reunir condições, a fim de que o Brasil volte a funcionar. É um desafio muito grande e nós temos que ter muita sensibilidade nesse momento”, sustentou Câmara.

COMENTÁRIOS dos leitores