PSB endossa tese de falha técnica no jatinho de Campos
Partido afirma concordar com a família do ex-governador de Pernambuco e aponta falhas nas investigações do Cenipa
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu uma nota, nesta quarta-feira (20), endossando o posicionamento da família do ex-governador Eduardo Campos sobre o resultado das investigações do acidente aéreo que matou o pernambucano, em 13 de agosto de 2014, e mais seis pessoas. No texto, assinado pelo presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, o PSB “expressa sua concordância com as ponderações feitas pela família de Campos a respeito das conclusões do trabalho”.
O relatório do Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgado pela Força Aérea Brasileira (FAB) nessa terça (19), aponta que as péssimas condições meteorológicas na hora do acidente, o cansaço do piloto Marcos Martins e do copiloto Geraldo Magela Barbosa, além da falta de treinamento deles para a condução daquela aeronave, ocasionaram a queda e a morte dos tripulantes.
O Cenipa descarta qualquer falha técnica no modelo do jatinho, o que é contestado tanto pela família de Campos quanto das demais vítimas. "O PSB entende que o Cenipa deveria ter considerado outros acidentes e incidentes envolvendo aeronaves da mesma família, Citation, de fabricação norte-americana, e realizado durante a investigação um teste de simulador de voo", reforça a nota.
Siqueira diz ainda que agora espera a conclusão da apuração a cargo da Procuradoria da República e da Polícia Federal.