Marqueteiro do PT é alvo de investigação da Lava Jato
Apuração analisa se João Santana recebeu verbas diretas da Odebrecht em contas no Brasil e no exterior
A Operação Lava Jato está investigando o pagamento de atributos da Odebrecht para contas do marqueteiro João Santana, responsável pelas propagandas do PT e pela campanha da presidente Dilma Rousseff. De acordo com informações divulgadas por um jornal de circulação nacional, a apuração analisa diversas contas do publicitário baiano, inclusive na Suíça.
Um dos motes da investigação são os valores recebidos pelo marqueteiro em 2014, ano em que ele cuidou da campanha da presidente petista e, no Panamá, do então candidato José Domingo Arias. A Odebrecht tem obras nos dois países.
A investigação foi motivada após a Polícia Federal encontrar uma carta da esposa e sócia de João Santana, Mônica Moura, na casa do lobista Zwi Skornicki, ligado ao estaleiro asiático Keppel Fels.
Santana comandou todas as campanhas do ex-presidente Lula e dados sobre a movimentação financeira dele fora do país integram o pacote de informações encaminhas ao Brasil pela promotoria suíça. O inquérito que apura o caso foi aberto em novembro.
O marqueteiro não nega ter recebido dinheiro em contas do exterior, mas segundo ele tudo foi declarado. O advogado de João Santana, Fábio Tofic, disse desconhecer qualquer investigação que envolva seu cliente.