Câmara deve instalar CPI do Carf nesta terça-feira
Colegiado vai investigar possíveis de fraudes contra a Receita Federal
A Câmara dos Deputados deve instalar, nesta terça-feira (8), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão do Ministério da Fazenda onde contribuintes recorrem contra multas. Denúncias dão conta de que ocorreram possíveis de fraudes contra a Receita Federal de bancos e grandes empresas, mediante supostos pagamentos de propinas para manipular os resultados dos julgamentos referentes à sonegação fiscal pelo Carf.
Criado no dia 4 de fevereiro, o colegiado foi proposto pelo deputado João Carlos Bacelar (PR-BA). Ao propor a criação da comissão, o deputado citou que a Operação Zelotes, deflagrada em março do ano passado pela Polícia Federal, que investiga o fato de que 24 pessoas e pelo menos 15 escritórios de advocacia são suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção.
No ano passado, o Senado também criou uma CPI para investigar denúncias contra o Carf. A comissão encerrou os trabalhos em dezembro, com o indiciamento de 28 pessoas.