Marcha antifascista acontece neste sábado (30) no Derby
A organização afirma que a marcha irá acontecer em outras 22 cidades em todo o Brasil. Em São Paulo, por exemplo, são esperadas pelo menos 10 mil pessoas na Praça da Sé
Quase 4 mil pessoas já confirmaram presença na Marcha Antifacista, neste sábado (30), às 16h, mais um evento político mobilizado via redes sociais. Segundo os organizadores, a ideia não é promover a violência, mas marcar posição 'contra qualquer ataque às liberdades'.
A concentração está marcada para a Praça do Derby, onde estão acampados movimentos sociais contrários ao Impeachment de Dilma. "Os ataques não estão restritos no âmbito político, com leis conservadoras e que prejudicam as liberdades. Esses ataques se propagam nas ruas, diariamente, violentamente. E eles têm aval do Estado conservador, através de um sistema que só julga e criminaliza o nosso povo.Propagam ódio contra imigrantes, contra homossexuais, contra os negros, contra nordestinos, contra movimentos de esquerda com ou sem partido político", diz o texto da descrição do evento no Facebook.
A organização também afirma que a marcha irá acontecer em outras 22 cidades em todo o Brasil. Em São Paulo, por exemplo, são esperadas pelo menos 10 mil pessoas na Praça da Sé.
Não há informações sobre o percurso, se haverá fechamento de ruas ou se políticos estarão presentes, já que, não há nenhum partido político envolvido na mobilização. "Não há espaço para panfletagem ou palanque partidário em um evento que tem como principal foco alertar a população quanto o fascismo que assola o país. A marcha tem o objetivo de ser uma frente de massas e não um desfile partidário em ano eleitoral.Evitem suas bandeiras, substituam as bandeiras de seus partidos pelas as das ideologias que os formam", avisa um comunicado na página do evento.