Renan sugere que Temer recrie Ministério da Cultura

Para o presidente do Senado, a pasta é “muito grande para ser reduzida a uma questão contábil”

por Giselly Santos qua, 18/05/2016 - 15:44

Em meio a diversas polêmicas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sugeriu que o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) recriasse o Ministério da Cultura (MinC). Sob a ótica de Renan, a pasta é “muito grande para ser reduzida a uma questão contábil” e a extinção dela pode ser resolvida através de uma emenda à medida provisória que tratará da reforma administrativa.

A sugestão de Renan vem diante de um contexto de protestos da classe artística, em todo o país, contra a incorporação do MinC ao Ministério da Educação, que na nova roupagem federal passou a se chamar Ministério da Educação e Cultura (MEC). 

"Reconheço a importância do Ministério da Cultura. Seu custo para o Orçamento é muito pequeno. Se não tivermos o Ministério, isso vai quebrar o Brasil, por tudo o que ele representa", declarou Renan Calheiros, em entrevista na tarde de hoje. O encontro com Temer aconteceu nessa terça (17) e segundo o peemedebista, o presidente em exercício se comprometeu em “pensar sobre o assunto”. 

No Recife, a extinção do MinC é o mote principal de uma ocupação que acontece desde essa terça na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os militantes prometem não deixar o local até que a gestão de Temer seja concluída. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores