'Aposentados vão receber abaixo do mínimo', diz senador

Humberto Costa, líder do PT no Senado, declarou que Temer quer realizar uma reforma da Previdência que irá atingir de forma radical os brasileiros

por Taciana Carvalho qui, 01/09/2016 - 18:52
Alessandro Dantas/PT no Senado Alessandro Dantas/PT no Senado

Nesta quinta (1), um dia após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, falou sobre o projeto da reforma da Previdência que deverá ser realizado pelo presidente Michel Temer. Ele alertou que as mudanças serão radicais.

“Para os que se aposentam, no setor privado, o governo quer retirar o piso previdenciário da política de reajuste do salário mínimo, não permitindo ganhos reais para esses trabalhadores. Se realmente isso passar, poderemos ter uma multidão de aposentados que não conseguirão mais se manter”.

Segundo Costa, com a reforma, os trabalhadores que recebem um salário mínimo, receberão menos com o passar do tempo. “Sabemos que mesmo pra quem recebe o salário mínimo está difícil, imagina diminuir ainda mais? Além da idade mínima de aposentadoria, que pode subir para 70 anos, outra novidade negativa, será para os servidores inativos do funcionalismo público das esferas municipal, estadual e federal. A proposta do atual presidente prevê também o fim da paridade entre servidores ativos e inativos que se aposentaram antes de 2003”, criticou. 

O senador ainda disse que Michel Temer está discutindo outros pontos como o benefício proporcional para quem se aposenta por invalidez; a redução do valor da pensão para 60%; e o fim do fator previdenciário considerando idade e tempo de contribuição, exigindo que o trabalhador fique mais tempo na ativa para receber o benefício integral. “Essa proposta dos golpistas não foi submetida às urnas e, no Congresso Nacional, contará com toda a nossa oposição. O presidente golpista e sem voto quer realmente destruir todas as conquistas e avançamos que experimentamos nos últimos anos”, disparou Humberto.

COMENTÁRIOS dos leitores