IPMN: gestão de Geraldo Julio tem 59% de aprovação

Para 37% dos recifenses, a administração socialista é regular. Já 39% classificaram como boa ou ótima

por Dulce Mesquita qui, 29/09/2016 - 00:30
Paulo Uchoa/LeiaJáImagens O percentual de aprovação de Geraldo Julio é maior que o registrado nas pesquisas anteriores Paulo Uchoa/LeiaJáImagens

A poucos dias das eleições municipais, boa parte dos recifenses se diz satisfeita com a administração do atual prefeito do Recife e candidato à reeleição, Geraldo Julio. A gestão do socialista chegou a 59% de aprovação de acordo com o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em estudo divulgado nesta quinta-feira (29), e encomendado pelo Portal LeiaJá em parceria com o Jornal do Commercio.

O percentual de aprovação é maior que o registrado nas pesquisas anteriores. Neste levantamento, outros 37% dos eleitores pesquisados disseram não estar satisfeitos com o governo de Geraldo. Da amostragem, 4% não responderam ou não souberam responder.

Sobre a classificação da administração, 37% definiram como regular, 31% disseram que é boa e 8% responderam que é ótima. Por outro lado, 12% dos pesquisados acham que o governo é ruim. Para outros 11%, a gestão de Geraldo Julio é péssima.

O estudo do IPMN mostra ainda que 69% das pessoas que participaram da pesquisa acreditam que a crise econômica nacional interfere negativamente na administração atual do Recife. Já para 30% não há efeitos econômicos que prejudiquem a administração.

Para o cientista político e coordenador do IPMN Adriano Oliveira, a boa avaliação da gestão atual deve interferir no resultado das eleições de domingo (2) em favor de Geraldo Julio. "O prefeito continua bem avaliado e, consequentemente, essa boa avaliação está sendo apresentada na intenção de voto", comentou. Para ele, o prefeito tem conseguido mostrar, através do guia eleitoral, que a gestão tem sido boa para a cidade. "O que é muito claro é que o desejo de continuidade é que tem predominado. As críticas advindas dos outros candidatos não surtiram efeito".

Essa pesquisa do IPMN foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro, no centro do Recife, com eleitores com idades a partir de 16 anos. O estudo foi registrado junto a Justiça Eleitoral, sob o número PE-04817/2016, no dia 23 de setembro.  O nível de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais.

COMENTÁRIOS dos leitores