'O 13º vai ser pago ou não?', indaga Sílvio Filho a Câmara
Líder da oposição quer que o governador esclareça se terá condições de pagar a gratificação anual até o dia 20 de dezembro
O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Sílvio Costa Filho (PRB), cobrou, nesta quinta-feira (17), que o governador Paulo Câmara (PSB) anuncie se irá pagar ou não o 13º salário dos servidores. Segundo o parlamentar, a gestão tem gerado insegurança no funcionalismo por não informar claramente se irá pagar a gratificação natalina até o fim do prazo legal, o dia 20 de dezembro.
“Todos os dias o secretário de Administração, Milton Coelho, tem falado na imprensa, mas em nenhum momento ele responde ao que o servidor quer saber, objetivamente: o 13º salário vai ser pago ou não?”, questionou o parlamentar. “A falta de dinheiro para pagar salários tem sido comum no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, que têm problemas históricos com as contas públicas. O mesmo não deveria acontecer num estado como Pernambuco, que teve um aumento de arrecadação”, considerou.
Sílvio Costa Filho contou que, além de servidores e sindicatos, entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro) também têm feito cobranças e sofrido consequências com essa incerteza quanto ao pagamento do 13º. “Os servidores não estão podendo planejar seus gastos de fim de ano, o que afeta toda a cadeia produtiva do Estado”, relatou o líder.