Vereador do PSB liderava esquema na Câmara de Carpina
Tota Barreto conduzia uma organização criminosa que, entre outras irregularidades, fazia empréstimos consignados no nome de outras pessoas para benefício próprio
O delegado Neemias Falcão, diretor do Interior Integrado I, confirmou, nesta quarta-feira (23), que o vereador de Carpina, município da Mata Norte de Pernambuco, Antônio Carlos Guerra Barreto (PSB), mais conhecido como Tota Barreto, era o líder de um esquema de corrupção na Câmara da cidade. Segundo Falcão, o pessebista conduzia uma organização criminosa que, entre outras irregularidades, fazia empréstimos consignados no nome de outras pessoas para benefício próprio.
A ação é alvo da Operação Caça Fantasma, deflagrada pela Polícia Civil, na manhã de hoje. “A operação surgiu para investigar uma organização existente inicialmente na Câmara de Vereadores daquele município, onde o vereador Tota Barreto, juntamente com outras pessoas, tinha, dentre diversas outras condutas, um esquema fraudulento que fazia contratos de empréstimos consignados que beneficiava diversas pessoas, dentre os quais ele próprio”, detalhou o delegado. “O vereador era a pessoa que conduzia o grupo”, acrescentou.
Segundo ele, as supostas irregularidades aconteciam desde 2013. O grupo está sendo investigado por peculato, falsidade de documento público, estelionato e associação criminosa. A Polícia Civil cumpriu seis mandados de prisão preventiva, entre eles um contra o vereador, e três temporárias. Além de 16 buscas e apreensões domiciliares e seis conduções coercitivas.