CNJ pode julgar reclamações contra Sérgio Moro nesta terça

As ações são referentes a quebra do sigilo de gravações de conversas interceptadas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com outras autoridades, como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT)

por Giselly Santos ter, 30/05/2017 - 11:40

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pode julgar, na manhã desta terça-feira (30), duas reclamações disciplinares contra o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância. As ações são referentes a quebra do sigilo de gravações de conversas interceptadas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com outras autoridades, como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Em uma das reclamações, assinada por deputados federais do PT e do PCdoB, o questionamento é quanto a permissão dada por Moro para interceptação telefônica de pessoas com foro privilegiado, a juntada nos autos de gravações realizadas depois da ordem de suspensão do grampo. A segunda reclamação é de um grupo de senadores do PT, PCdoB e PSB, com o mesmo teor. 

As conversas vieram à público em março de 2016, um dia antes da então presidente Dilma empossar Lula como ministro da Casa Civil. Entre as punições solicitadas estão advertência, censura, remoção compulsória, aposentadoria compulsória ou demissão. 

Acompanhe ao vivo a sessão no CNJ:

 

COMENTÁRIOS dos leitores