Bruno: PT estará de 'prontidão' durante depoimento de Lula
Ao contrário do que aconteceu em maio, o PT de Pernambuco não fará mobilizações em solidariedade ao ex-presidente
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai depor, nesta quarta-feira (13), pela segunda vez ao juiz Sérgio Moro em Curitiba, no Paraná. Em Pernambuco, ao contrário do que aconteceu em maio quando Lula depôs pela primeira vez em casos da Lava Jato, não haverá atos em solidariedade ao petista. De acordo com o presidente estadual da legenda, Bruno Ribeiro, a mobilização física vai se concentrar no Paraná e nos estados vizinhos. Entretanto, de acordo com ele, os petistas pernambucanos estarão de “prontidão” durante a oitiva.
“A direção estadual ouvirá o depoimento na sede do PT. As direções municipais também estão mobilizadas e de prontidão, caso ocorra mais alguma arbitrariedade pelo militante político e juiz Sérgio Moro”, declarou. Ainda segundo o dirigente, os parlamentares federais, como o senador Humberto Costa (PT-PE), vão para Curitiba.
O petista será ouvido no inquérito em que é acusado de receber R$ 12 milhões em propina da Odebrecht em forma de apartamento e na compra de um terreno para a construção da nova sede do Instituto que leva seu nome. Para esta mesma apuração, Moro já ouviu nesta semana o ex-ministro Antônio Palocci (PT).
Durante depoimento na última quarta-feira (6), ele disse que Lula tinha um "pacto de sangue" com Emílio Odebrecht, dono da empreiteira homônima, envolvendo um "pacote de propina"; que foram pagos R$ 4 milhões pela Odebrecht ao Instituto Lula; e que tanto ele quanto Lula tentaram obstruir as atividades da Lava Jato.
Em Curitiba, a chamada “2ª Jornada de Lutas pela Democracia - Essa luta é de todos nós” será realizada na Praça Generoso Marques, no centro da capital paranaense, e ao contrário das ações realizadas em maio, quando o petista depôs pela primeira vez, a expectativa é de manifestações menores. De acordo com a organização, o protesto vai contar com atividades culturais, o lançamento do livro "Comentários a uma sentença anunciada - O processo de Lula" e um ato público com a participação do ex-presidente.