Projeto quer funcionário em bares para proteger mulher

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados visa coibir casos de violência

por Taciana Carvalho sex, 17/11/2017 - 16:09
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, já aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, tem causado bastante polêmica. A proposta visa obrigar que bares, restaurantes e casas de show contratem funcionário específico para acompanhar mulheres que se sintam ameaçadas até o posto policial ou delegacia mais próxima. 

A matéria vai além ao também obrigar que o empregado acompanhe a mulher, caso ela ache que corre algum risco, até o carro, metrô ou ônibus. 

O autor do projeto, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) se baseou ao propor o texto nos casos em que as mulheres sofreram abuso sexual durante os chamados encontros “às cegas” marcados pela internet. Ele acredita que funcionários específicos para dar esse suporte nesses locais podem ajudar a coibir o crime. 

O relator do projeto, o deputado Diego Garcia (PHS) incluiu a obrigatoriedade de que todos esses estabelecimentos tenham banheiros de uso individual ou separados por sexo. A proposição será analisada, de forma definitiva, nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e Constituição e Justiça e de Cidadania.

COMENTÁRIOS dos leitores