Cristovam se explica porque votou a favor do impeachment

“Se tem uma coisa que eu zelo é pela coerência, então eu preferi correr todo o risco político, perder amigos, eleitores e perder prestígio internacional”, disse o senador

por Taciana Carvalho qua, 07/03/2018 - 16:51
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Chamado por muitos de golpista por ter votado a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro de Lula Cristovam Buarque divulgou um vídeo nesta quarta-feira (7) tentando se justificar. O atual senador pernambucano falou que preza pela "coerência". 

Cristovam Buarque contou que, durante cinco anos, vinha avisando que a presidente Dilma era “irresponsável” do ponto de vista fiscal. “Eu fiz audiências aqui no Senado mostrando o que naquela época se chamava de contabilidade criativa, essa coisa depois virou o nome de pedalada. Tenho documento mostrando os debates, tudo mostrava que estava com contabilidade criativa, com irresponsabilidade fiscal, então eu alertei que ia dar errado, eu alertei que era crime”, declarou. 

O senador disse que titubeou na hora da votação porque tirar uma presidente eleita do poder era um “negócio” muito constrangedor. “Mas se eu votasse diferente, eu seria incoerente. Se tem uma coisa que eu zelo é pela coerência, então eu preferi correr todo o risco político, perder amigos, eleitores e perder prestígio internacional”. 

“Muitos dos meus amigos internacionais de uma esquerda que eu considero absoleta, mas fascinado pelo discurso do Lula, da Dilma e do PT, até hoje estão desconfiados comigo. Eu preferi perder tudo isso e não ser incoerente. Eu fui coerente, mesmo lamentando”, reiterou Buarque. 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores