'Galinha' faz presidente de Câmara encerrar sessão
Fato aconteceu na cidade de Granja, no Ceará. Denominada de Fiorela, a personagem de plástico tem feito denúncias sobre a política local e provocou reação do presidente da Casa, o vereador José Teméstocle (PPS)
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um fato curioso: a presença de uma galinha de plástico, denominada de Fiorela, motivou o encerramento de uma sessão da Câmara de Vereadores de Granja, no Ceará. Trajada com um blazer preto, a presença dela incomodou o presidente da Casa, José Teméstocle (PPS), mais conhecido como Derin, que pediu a saída da galinha da galeria. Como isso não aconteceu, ele encerrou a discussão.
Fiorela é uma personagem criada por um morador da cidade, o designer gráfico David Rodrigues. Na sua página oficial do Facebook, a galinha de plástico diz que nasceu para denunciar, de forma humorada, os problemas da cidade.
“Estava lá quietinha sem falar nada. Tenho todo direito, como qualquer cidadão, de acompanhar o trabalho dos servidores públicos do legislativo. Acabei indo embora por que não achei justo os granjenses pagarem R$ 9 mil de salário de vereadores que só trabalham 2 horas por semana e ainda ficarem sem trabalhar no curto tempo de expediente. Continuarei fiscalizando os nobres funcionários do povo”, comentou a 'galinha' na rede social.
Jornais locais tentaram conversar com o presidente da Câmara sobre o episódio, mas ele preferiu não se posicionar. O fato aconteceu no último dia 25 e nessa quarta-feira (2), a galinha voltou à sede da Câmara, mas acompanhou a sessão do lado de fora do plenário.
Em entrevista ao G1, o criador de Fiorella, David Rodrigues, disse que ela está se tornando porta-voz da população de Granja e a intenção é de chamar a atenção para a banalização da política e para falácias de candidatos.
“As pessoas têm medo de falar o que pensam. A política local está banalizada, elas precisam dar mais atenção”, alertou Rodrigues, que contou ter sido chamado pelo presidente no gabinete. “Ele pediu pra eu não levar mais e disse que, particularmente, não se incomoda, mas sofre pressão dos vereadores”, completou.