Sensação de segurança aumentou em PE, diz delegado

O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Amaral, em entrevista ao LeiaJá, afirmou que o governo Paulo Câmara investiu para que o pernambucano se sinta mais seguro

por Taciana Carvalho qui, 31/05/2018 - 17:23
Wagner Ramos/SEI Wagner Ramos/SEI

Em entrevista concedida ao LeiaJá, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Amaral, falou sobre a segurança pública no estado. De acordo com o delegado, houve uma redução de 33% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e também no Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Amaral também afirmou que, no mês de abril passado, os feminicídios tiveram uma redução de 89% em Pernambuco. 

 “O que a gente tem observado e vocês têm observado também é a redução, sobretudo dos crimes violentos tanto contra o patrimônio quanto contra a vida. No segundo semestre do ano passado, nós já consolidamos uma redução comparada com o primeiro semestre do ano passado. Esse ano vocês vem acompanhando reduções, por exemplo, na ordem de 33% nos CVLIS e da mesma forma no CVP”, salientou. 

Joselito falou que a redução da violência em Pernambuco vem aumentando “a sensação de segurança” da população. “Então, a redução [da violência] que o cidadão pernambucano aos poucos vem sentindo vem aumentando a sensação de segurança”, disse com confiança. 

No entanto, questionado se o Pernambuco está mais seguro atualmente e não apenas tendo a “sensação” o delegado desconversou. “Eu diria que as polícias estão fazendo todo o esforço para cumprir esse papel que são das polícias com investimento que o Governo do Estado fez para que o cidadão pernambucano possa se sentir mais seguro”. 

Investimento 

Na avaliação do chefe da PC-PE, o trabalho feito para reduzir a violência está diretamente ligado ao investimento por parte do governo Paulo Câmara. “Houve um investimento maciço por parte do Governo do Estado com todas as polícias, houve o recompletamento do efetivo e até a ampliação desse efetivo, a polícias Militar e Civil receberam efetivos, bem como a gerência da Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros”. 

“Foi a partir desse planeamento e investimento, como também em equipamentos de proteção individual e viaturas, nós conseguimos realizar o planejamento de trabalho, o plano de ação para redução dos homicídios e dos assaltos, que são os principais crimes que afetam a população, embora outros crimes também tiveram reduções significativas”.  

Joselito Amaral assumiu a Polícia Civil de Pernambuco em fevereiro de 2017. Na ocasião, na cerimônia de posse, ele chegou a dizer que o trabalho seria para impedir a “bandidagem” no estado. “Vamos prender quem tiver que prender, combater o crime organizado, o tráfico de drogas e impedir que a bandidagem continue atuando no nosso Estado”, prometeu na ocasião. 

COMENTÁRIOS dos leitores