No Mercosul, Humberto denuncia "escalada do autoritarismo"

Para Humberto, o “discurso de ódio” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) contra quem pensa diferente dele já está gerando uma “série de violações de direitos humanos”

por Giselly Santos sex, 09/11/2018 - 11:59
LeiaJáImagens/Arquivo Senador criticou perfil autoritário de Bolsonaro LeiaJáImagens/Arquivo

Líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT) denunciou em Buenos Aires, na Argentina, onde cumpre missão oficial como membro da Comissão de Direitos Humanos do Parlamento do Mercosul, o que chamou de “escalada do autoritarismo no Brasil”. Para Humberto, o “discurso de ódio” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) contra quem pensa diferente dele já está gerando uma “série de violações de direitos humanos”, principalmente em escolas e universidades.

“Não sabemos o que vai acontecer no Brasil depois da posse de Jair Bolsonaro, um militar que foi deixou o Exército por ter concepções políticas e sociais muito extremas. Agora, temos certeza de que os direitos humanos não serão respeitados. Vivemos um momento político de muito temor por conta de uma pessoa que tem aversão aos direitos humanos”, declarou Humberto, durante reunião nessa quinta-feira (8).

O petista também lembrou aos colegas parlamentares dos outros países que o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, já declarou que o Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Venezuela) não será prioridade.

Humberto pediu ainda o apoio e a solidariedade dos colegas para que fiquem atentos ao desenrolar dos fatos no Brasil, que já registra casos de violência e intolerância contra homossexuais, negros, indígenas e professores e estudantes.

O líder da oposição citou que, durante esta semana, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Pernambuco, registrou a distribuição de panfletos apócrifos com ameaças nominais a alunos e professores. Para o senador, a iniciativa foi uma clara tentativa de “criar um clima de terror e intimidação no ambiente universitário”.

COMENTÁRIOS dos leitores