Jean afirma que querem destruir programa de combate à Aids

Segundo o deputado, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) teria pedido para cada soropositivo se virar e correr atrás dos medicamentos

por Taciana Carvalho sab, 01/12/2018 - 16:11
Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados Deputado afirmou que há uma tentativa de destruir o programa de combate ao HIV/AIDS no Brasil Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

Neste sábado (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o deputado federal Jean Wyllys (Psol) voltou a causar ao afirmar por meio das redes sociais que há uma tentativa de destruir o programa de combate ao HIV/AIDS no Brasil.

Segundo ele, o programa sofreu um impacto negativo, principalmente após o golpe parlamentar de 2016 e afirmou, também, que houve negligenciamento no governo Michel Temer.

"A perspectiva para o futuro não são as melhores", alertou. Jean também disparou contra o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). "O fascista que se elegeu presidente, apesar de todos os nossos alertas, já declarou anteriormente em entrevistas que o poder público não deve custear o tratamento das pessoas com HIV, que cada indivíduo deve se virar por conta própria, tirar do seu bolso e correr atrás dos medicamentos", pontuou.

"O futuro ministro da saúde que integrará esse governo desastroso já declarou que não acredita na efetividade das campanhas de prevenção e educação continuada em escolas ou unidades básicas de saúde, que o combate e prevenção ao HIV deve se restringir ao âmbito familiar", complementou.

O deputado reeleito também pontuou que era necessário somar esforços para salvar o programa em defesa da dignidade das pessoas convivendo com o HIV. "Temos que defender, sobretudo, a saúde pública do nosso país", finalizou.

Uma reportagem especial do LeiaJá, elaborada pela repórter Eduarda Esteves, destaca que o país tem registrado, anualmente, uma média de 40 mil novos diagnósticos de Aids nos últimos cinco anos. Apesar disso, houve uma redução de 16% no número de detecções nos últimos seis anos. A matéria aborda a luta de uma recifense desde a descoberta da Aids.

LeiaJá também

--> Famosos que perderam a luta contra a Aids

COMENTÁRIOS dos leitores