Vem Pra Rua fará ato a favor da prisão em 2ª instância
Mobilização será neste domingo (7), em Boa Viagem, às 14h. Ato também defende a Lava Jato e o impeachment do ministro Gilmar Mendes
O domingo (7), quando se completa um ano da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também vai ser marcado por ato do movimento Vem Pra Rua no Recife. O protesto está marcado para acontecer na Avenida Boa Viagem, zona sul da capital pernambucana, a partir das 14h.
De acordo com a organização, o foco da mobilização é pela manutenção da prisão em segunda instância, mesmo que a condenação ainda seja passível a recursos - fato que reforça a prisão de Lula. Além disso, o ato também é em apoio à Operação Lava Jato e pelo impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
Na convocatória para o protesto, o Vem Pra Rua alega que “a Corte Suprema está contaminada por ligações partidárias, fisiológicas e ideológicas que comprometem a imparcialidade de alguns de seus ministros e consequentemente a sua legitimidade”.
O texto também diz que é “lamentável” ver os magistrados agindo com o “intuito de acabar com a Lava Jato para proteger seus padrinhos” políticos. E ressalta, ainda, que a “revogação da manutenção da prisão em 2ª instância, é outro exemplo, cujo entendimento foi mudado, como já declararam os Ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, quando a Lava Jato alcançou os seus amigos”.
Já sobre o impeachment de Mendes, a Vem Pra Rua observa que vai “chamar o Senado à responsabilidade, apoiando o pedido de impeachment protocolado pelo jurista Modesto Carvalhosa em que aponta 32 motivos que justificam o afastamento de Gilmar Mendes”. O ministro foi classificado pelo grupo como “inimigo público número um do Brasil”.