Freixo sobre polícia em universidade: Típico de ditaduras

O PSOL pediu a convocação do advogado-geral da União, André Mendonça, para esclarecer a solicitação feita ao STF para coibir 'viés ideológico' de professores em ambientes públicos

qua, 29/05/2019 - 09:30
Luis Macedo/Câmara dos Deputados Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcelo Freixo anunciou, nesta quarta-feira (29), que a bancada do PSOL pediu a convocação na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados do advogado-geral da União, André Mendonça. A intenção é que Mendonça preste esclarecimentos sobre o pedido da Advocacia Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que sejam autorizadas operações policiais em universidades públicas e privadas.  

A solicitação assinada pelo advogado-geral, na ótica de Marcelo Freixo é  “um ato típico de ditaduras e não vamos admiti-lo”. Não há uma previsão de quando o pedido feito na Comissão de Educação será votado. Se aprovada a convocação, André Mendonça é obrigado a ir para a sabatina com os deputados federais.

O pedido da AGU foi feito para apurar irregularidades eleitorais. Em entrevista ao site G1, André Mendonça disse que a solicitação foi por uma posição “técnica” e que visava coibir "viés ideológico" de professores em ambientes públicos.

"Professores precisam ter um comportamento imparcial, tem assunto polêmico, é natural que se debata. Agora, o que não pode haver é uso de professor sendo tendencioso. Seja professor de direita ou de esquerda, que não atue como militante, sem carga ideológica", argumentou o ministro, que negou violar liberdades ou praticar a censura com a medida.

COMENTÁRIOS dos leitores