Dirigentes do PSDB defendem afastamento de Aécio Neves
Maioria dos correligionários acredita que o deputado federal vem causando um desgaste na sigla
O deputado federal Aécio Neves (PSDB), que foi candidato à Presidência da República nas eleições de 2014, vem sendo motivo de discussões internas no partido. A maioria dos dirigentes da sigla defende que ele seja afastado.
O conselho de ética tucano deve julgar um processo contra o parlamentar nos próximos dias. De acordo com o partido, Neves precisa ser desvinculado imediatamente para evitar um maior desgaste da legenda.
De acordo com o presidente do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi, a maior parte dos filiados e dirigentes, em todo o país, entendem que o Aécio deve ser afastado do partido até que ele seja julgado pela Justiça.
Há quem acredite que a melhor opção seria o próprio deputado solicitar seu afastamento, mas outros mais radicais levantam a bandeira da expulsão definitiva dele.
Aécio é réu em uma ação penal, acusado de corrupção e investigado em sete inquéritos. Segundo o código de ética do partido, os membros da sigla que são réus em algum processo penal estão sujeitos a sofrer sanções como advertência verbal ou escrita e suspensão do exercício de cargo partidário por um ano.
Já a expulsão de filiados seria obrigatória apenas em casos de condenação, com sentença transitada em julgado por atos de corrupção, crimes dolosos ou discriminação.