#BolsonaroDay: maioria dos posts foram de robôs, diz UFRJ

Um software com inteligência artificial percebeu a movimentação atípica no Twitter. Quase 2 mil contas foram excluídas após disseminar 22 mil publicações

por Victor Gouveia sex, 03/04/2020 - 12:20
Marcos Corrêa/PR Marcos Corrêa/PR

Mais de 55% das publicações no Twitter em apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foram feitas por robôs. É o que aponta um levantamento feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP).

Através do processamento feito por um software que analisa algoritmos com base em um banco de dados de temas relacionados a política brasileira, foi percebido que mais da metade das 1,2 milhão de publicações que movimentaram a campanha #BolsonaroDay foram feitos por robôs. A hashtag foi levantada para estimular as manifestações contra o Congresso, convocadas para o dia 15 de março, pelo próprio presidente.

Foi identificado que 23,5 mil usuários a favor do presidente não eram humanos. Ainda houve 1,7 mil contas que publicaram sobre o #BolsonaroDay e, horas depois, foram excluídas da rede social. Comportamento que a doutora em antropologia social da FespSP, Isabela Kali, e a pós-doutora em Ciência da Informação da UFRJ, Rose Marie Santini, apontam como típico dos robôs ou “bots”. Antes de sumirem, as contas realizaram 22 mil posts favoráveis ao presidente.

"Um uso massivo de robôs não quer dizer necessariamente que aquela campanha nas redes sociais está fraca e precisou ser inflada", destacou Kalil ao Valor Econômico. "O bot não vota nem adoece de covid-19, por exemplo, mas influencia a forma como os humanos votam e se previnem ou não diante de uma pandemia", completou.

COMENTÁRIOS dos leitores