Ex-assessor de Carlos é nomeado presidente da Funarte

Luciano Querido é formado em direito e técnico em tecnologia da informação

seg, 13/07/2020 - 10:24
Reprodução/Facebook Ex-assessor ocupava cargo interinamente desde maio Reprodução/Facebook

O ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), Luciano Querido, foi oficializado presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) nesta segunda-feira (13). Querido estava comandando o órgão interinamente desde maio.

A nomeação foi assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, e publicada no Diário Oficial da União. Querido é formado em direito e técnico em tecnologia da informação.

O novo presidente da Funarte é casado com Luciana Alves Miranda Barbosa, que foi lotada no gabinete de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Ele é padrasto de Allan e Isabella Alves Miranda Bastos, também empregados nos gabinetes Jair e Carlos Bolsonaro, respectivamente.

Querido foi nomeado em maio para a diretoria executiva da Funarte, quando o maestro Dante Mantovani foi reconduzido para a presidência. Jair Bolsonaro, entretanto, recuou da decisão e Querido passou a presidir interinamente. 

No currículo publicado em rede social, Querido destaca ter trabalhado de 2002 a 2017 no gabinete de Carlos, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Ele cuidava de "toda a parte de informática, como designer gráfico, web designer e banco de dados e mídias sociais."

No início de julho, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça que a nomeação do ex-assessor seja suspensa. O MPF argumenta que Querido não possui formação específica nem experiência profissional exigida por lei para ocupar o cargo de chefia.

COMENTÁRIOS dos leitores