Marília e Mendonça lideram intenções de voto no Recife

A pesquisa encomendada pelo PDT aponta que João Campos pode não conseguir manter a gestão do município com o PSB

por Victor Gouveia dom, 30/08/2020 - 16:00
LeiaJáImagens/Arquivo A decisão dos próximos quatros anos de gestão municipal ficariam entre os pré-candidatos do PT e Democratas LeiaJáImagens/Arquivo

Caso as eleições para a Prefeitura do Recife ocorressem neste domingo (30), Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho (DEM) seriam os candidatos que alçariam ao segundo turno, de acordo com a pesquisa encomendada pelo PDT. O levantamento também aponta que o deputado federal João Campos não seria eleito e o PSB perderia a gestão municipal após oito anos de mandato.

A deputada federal Marília Arraes (PT) lidera a lista de postulantes com 19,9% das intenções de voto dos recifenses, segundo a estimativa. Ela é seguida pelo ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), que seria escolhido por 13,5% dos eleitores. Com apenas 0,1% a menos, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) fecha a tríade de melhores posicionados.

Já João Campos (PSB), responsável por tentar manter o PSB no comando do município, aparece com 10,3% das intenções. Com duas opções, o PDT aposta em Túlio Gadêlha e Isabela Roldão para vencer o pleito, entretanto a pré-candidata conquistaria apenas 1,1% do eleitorado. Já o deputado federal teria 8,6% das intenções de voto e, caso fosse apoiado por Ciro Gomes, assumiria o 3º lugar com 13,6%.

A maior parte dos candidatos da direita, segundo a pesquisa encomendada pelo PDT, aparecem nas últimas posições, encabeçada por Patrícia Domingos (Podemos) com 6,4%; Marco Aurélio (PRTB) com 2,1%; Alberto Feitosa (PSC) com 2% e Charbel Maroun (Novo) com 0,2% do eleitorado a seu favor.

A pesquisa foi realizada pela Datamétrica no dia 20 de agosto e ouviu 600 eleitores recifenses foram entrevistados. Do total, 13,1% garantiram votos brancos e nulos, e 3,5% não responderam. A margem de erro do estudo é de 4%.

COMENTÁRIOS dos leitores