João Campos lança o Crédito Popular do Recife

Programa abre cadastro e oferece empréstimo de até R$ 3 mil para empreendedores da capital pernambucana

por Vitória Silva ter, 30/03/2021 - 20:04
Rodolfo Loepert PCR O prefeito João Campos anunciou o programa nesta terça Rodolfo Loepert PCR

O Recife terá um programa de crédito por meio do Conecta Recife, segundo anunciou o prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB), nesta terça-feira (30). O Cred Pop terá sistema de cadastro através do site do Conecta, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo para Android e iOS. No app, o programa aparecerá em destaque junto ao ícone do Recife Vacina. A solenidade de inauguração foi transmitida nas redes sociais da Prefeitura. O crédito é um compromisso assumido pelo prefeito ainda durante sua campanha e foi aprovado pela Câmara Municipal do Recife.

Para ter acesso ao benefício, a população precisa informar um documento de identificação e comprovante de endereço do negócio, que ateste ser instalado no Recife. Mulheres, jovens, negros, pardos e pessoas com deficiência terão prioridade. No entanto, pessoas com deficiência deverão passar por comprovação de estado através de laudo médico. O programa prevê a concessão de até R$ 3 mil em crédito facilitado.

“A prioridade para enxergar as mulheres nesse contexto de empreendedorismo não é à toa. Por natureza, as mulheres são empreendedoras, basta ver como as donas de casa conseguem articular e cuidar de tanta coisa ao mesmo tempo, com um orçamento pequeno transformam tanta coisa, administram um ambiente complexo”, comentou a vice-prefeita do Recife Isabella de Roldão.

Após a etapa do pré-cadastro, serão agendadas as visitas dos agentes de crédito, para conhecer o negócio e analisar a sua viabilidade econômica. Essa tarefa será realizada, em princípio, por profissionais da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGE), por meio de convênio de cooperação técnica com a Prefeitura do Recife. Depois começam a operar os agentes de crédito contratados pela Prefeitura do Recife.

“A nossa razão de estar aqui hoje e lançar um programa como esse são as tantas pessoas que estão começando a empreender, ou já empreendem, e precisam atravessar esse momento de crise e gerar renda, ter uma ocupação. E a gente tem que transformar a Prefeitura em indutora, para fortalecer o trabalho dessas pessoas. E a gente nunca pode deixar de relembrar qual o sentido de estar aqui e o objetivo de lançar esse programa: poder ajudar o recifense ou a recifense a ter força, uma ajuda para atravessar esse momento desafiador”, declarou João Campos na ocasião.

A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) vai operacionalizar, analisar e disponibilizar as liberações e receber os pagamentos. “Cadastrem-se, registrem-se, mudem suas vidas que estamos à disposição para trabalhar", esclareceu Márcio Stefanni, presidente da AGE, durante lançamento.

Empreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e cooperativas e outros estarão aptos a acessar às linhas de crédito para iniciar, incrementar ou ampliar um micro ou pequeno negócio. A gestão municipal pretende operacionalizar 10 mil linhas de crédito por ano.

Beneficiários do Crédito Popular poderão quitar os débitos em até 12 parcelas, com uma taxa de juros simbólica de 0,99% ao mês. O diferencial é que, quem pagar em dia todas as 11 primeiras parcelas, a 12ª ficará por conta da Prefeitura. Outro diferencial é que o programa não tem restrições a quem esteja negativado em serviços de proteção ao crédito. Após o recebimento do empréstimo, o favorecido terá quatro meses de carência para iniciar o pagamento das prestações.

 

COMENTÁRIOS dos leitores