Barbosa quer tirar Bolsonaro do poder, diz colunista

Segundo informação da jornalista Carolina Brígido, o ex-ministro do STF estaria articulando com a oposição para desbancar o presidente no pleito de 2022

qua, 07/04/2021 - 10:11
José Cruz/Agência Brasil Ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa José Cruz/Agência Brasil

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa está articulando nos bastidores da política para desbancar a recondução do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022. A informação foi divulgada pela colunista do UOL, Carolina Brígido.

Aposentado, Barbosa é filiado ao PSB e, apesar de dizer a interlocutores que não pretende ser candidato, a eventual postulação dele não foi descartada. Inclusive, também se comenta nos bastidores que o ex-ministro do STF já cogitou até apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo acreditando que o petista vai recuar da disputa. Esse possível apoio seria, no mínimo, irônico uma vez que Joaquim Barbosa foi o relator do caso do Mensalão no STF. 

Aposentado desde 2014, Joaquim Barbosa já foi cogitado na disputa presidencial em 2018 quando entrou para o PSB, mas recuou ao pesar motivos familiares e a exposição que tal concorrência o daria. 

"Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal", justificou na época.

COMENTÁRIOS dos leitores