Vereadores acionam a Justiça contra Milton Ribeiro

Erika Hilton (Psol) e Maria Marighella (PT) acusam o ministro da Educação de improbidade administrativa por falas relativas ao Enem

seg, 20/09/2021 - 10:26
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo As vereadoras acusam o ministro Milton Ribeiro de improbidade administrativa. Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

As vereadoras Erika Hilton (Psol) e Maria Marighella (PT), de São Paulo e Salvador, respectivamente, enviaram uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando a abertura de uma investigação contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por falas dele sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas acreditam que o chefe da pasta cometeu improbidade administrativa. 

No pedido, elas citam algumas falas recentes do ministro, relativas ao Enem. Em uma delas, durante audiência no Senado, Milton Ribeiro afirmou que jogou R$ 300 milhões “na lata do lixo” com alunos que faltaram ao Enem e que suspendeu a gratuidade na inscrição da prova para "dar disciplina" aos estudantes faltosos. Na ocasião, ele estava se desculpando por ter falado de forma discriminatória contra crianças portadoras de deficiência.

No pedido enviado ao MPF, Erika e Maria alegam que o comportamento de Ribeiro configura improbidade administrativa. “Temos neste caso uma nítida confissão de irresponsabilidade para com os bens públicos, deixando ainda fortes indícios de que a organização do exame de 2021 seguirá os mesmos parâmetros de desperdício orçamentário”. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores